segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As quatro diretrizes nobres do Presidente da uma Empresa Familiar (normas)

PRIMEIRA DIRETRIZ: O SOFRIMENTO EXISTE. É PRECISO ASSUMIR O SOFRIMENTO.
O sofrimento existe, principalmente pela possibilidade do fim da Empresa. O mundo dos negócios é impermanente, muda o tempo todo. É importante estar atento às mudanças. O importante para uma empresa familiar é que ela continue existindo e não como ela vai existir. Também é fundamental ela existir para uma continuidade de longa duração, existindo menos ênfase à ambição de muito lucro do que da continuidade.
Uma empresa familiar está preparada para suportar prejuízos por mais tempo e pode apertar mais o cinto do que as empresas comuns, ou seja, não familiares.
O fundador de uma empresa familiar quer ver a família unida, mas é preciso que ela, a família, esteja em ordem, o que nem sempre acontece. Quando a família está em ordem a Empresa prospera. A sucessão é o grande empecilho para a prosperidade. Nesse caso é preciso muita cautela para executar uma sucessão. É nesse ponto que a Constelação Organizacional pode ajudar muito.
SEGUNDA DIRETRIZ: PROCURAR A ORIGEM DO SOFRIMENTO
As origens do sofrimento são os desejos dos descendentes, que é traduzido em decadência ou paralização da prosperidade, o que atinge a todos os membros da família, indiscriminadamente.
Geralmente quem recebe a maior carga é um dos netos ou netas do fundador. Mas isso é apenas uma observação.
Esses desejos que chamaremos de "sede" não é apenas por coisas materiais, mas também pelo poder, pelas idéias, pelos ideais, pontos de vista, opiniões, crenças e teorias vagas. É comum o filho homem se sentir melhor do que o pai fundador e geralmente critica o seu modo de administrar e trabalha mais tempo, tentando, com isso, superar o pai. Isso cria uma desordem pois o pai tem precedência na Ordem da Família e, por isso, deve ser respeitado como pai e como fundador. Esse aparente detalhe costuma criar uma desordem também na familia, sem que ninguém tenha culpa, pois trata-se de uma Sintonia Oculta.
TERCEIRA DIRETRIZ: A EXTINÇÃO DO SOFRIMENTO
A extinção do sofrimento pode ser conseguida através de uma consultoria em Constelação Organizacional da seguinte forma:
Realizar uma constelação familiar sistêmica com o membro da família que procura o constelador, de maneira a criar um diagnóstico. Em seguida constelar o fundador da empresa (se vivo e acessível) e/ou o seu representante (esposa, filho mais velho, filhos na hierarquia da ordem). A pessoa que procura a solução, geralmente está atingida por uma tragédia (proximidade com a morte, cirurgia, falência no seu núcleo, desvio de conduta de um filho (drogas, distúrbio bipolar, homossexualismo ou outra anomalia grave).
É comum e isso é um sintoma entre outros um dos netos ou uma das netas do fundador se excluir do sistema para chamar a atenção para o problema, que é familiar e recai também na Empresa.
QUARTA DIRETRIZ: O CAMINHO QUE LEVA A EXTINÇÃO DO SOFRIMENTO
O Presidente da Empresa que assumir a continuidade deverá, para que a empresa tenha prosperidade, seguir os 8 caminhos que levam a extinção do sofrimento. Esses oito caminhos são:
  1. compreensão correta
  2. pensamento correto
  3. palavras corretas
  4. ação correta
  5. meio de vida correto
  6. esforço correto
  7. correta reflexão
  8. correta introspecção

SABEDORIA

1. COMPREENSÃO CORRETA

A compreensão correta é a capacidade de ver os fatos como eles são, sem ilusões. É agir dentro da verdade. É esmiuçar os problemas, solucionando-os corretamente tendo como base a compreensão correta. Essa é a suma sabedoria que conduz a uma realidade última, máxima, definitiva ou seja a correção dentro da Empresa.

2. PENSAMENTO CORRETO

Pensamento correto é a aproximação com o amor e a não-violência de qualquer tipo, com todos os membros da Família e da Empresa. É não ter preconceito com ninguém e analisar cada questão como se fosse única, desgarrada de fatos anteriores. Encerrar o pensamento em cada caso no seu contexto próprio.

Conclui-se que a Organização de uma empresa não é uma religião. Não há crença, orações, rituais ou cerimônias. É, sim, um sistema de auto-disciplina mental (da consciência, da inconsciência e da alma) que leva no dia-à-dia uma felicidade e no âmbito geral a uma felicidade do existir.

CONDUTA ÉTICA

A conduta ética se baseia na idéia de amor universal e na compaixão por todas as pessoas. Compaixão é sempre se colocar no lugar da outra pessoa, para poder ver a dinâmica de outro ângulo. O Presidente tem que passar para todos uma profunda e verdadeira intuição das coisas, para o bem geral da Empresa e da Família de cada um dos funcionários, mesmo os que não pertencem ao tronco familiar da Empresa Familiar.

Assim ele gera a todos a compaixão e a sabedoria. A compaixão significa amor, doação, gentileza, tolerância, paciência e qualidades semelhantes quanto ao aspecto emocional ou como costumamos dizer qualidades da alma. Por outro lado, a sabedoria representa a questão racional do ser humano. As qualidades da mente consciente e no caso dos constelados também as qualidades da alma. Se desenvolvermos apenas o lado emocional, somos incompletos; o mesmo acontece se desenvolvermos apenas o lado racional. Portanto a sabedoria e a compaixão são inseparáveis.

3. PALAVRAS CORRETAS

É o discurso correto. Se abster de mentir, de maldizer, de calunia, difamar, utilizar palavras para criar ódio, inimizade, desunião e falta de harmonia entre os funcionários de qualquer escalão. Cada fundionário tem o seu lugar na Ordem da Empresa. É dar exemplo prático da palavra correta. Não falar nunca de forma agressiva, dura, rude, ofensiva, pouco cortéz, grosseira ou falar apenas por falar. Se não encontrar algo útil, benevolente e agravável para dizer, deverá manter o nobre silêncio.

4. AÇÃO CORRETA

Ação correta é executar a palavra correta. É a que se dirige a promover comportamento moral, honrado e pacífico. Não deve matar ou causar morte, roubar, se envolver em atividades escusas e em relacionamento sexual ilegítimo. Ajudar a todos a levar ou encontrar uma vida honrada e pacífica.

5. MEIO DA VIDA CORRETO

Conseguir promover o sustento a todos sem causar o mal aos outros, como comércio de armas, tóxicos, álcool, venenos e morte de animais. Se opor fortemente a qualquer tipo de guerra, interna e externa, nacional ou entre países.

SEM A TRIPLA CONDUTA ÉTICA É IMPOSSÍVEL PROGREDIR ESPIRITUALMENTE.

DISCIPLINA MENTAL

6. ESFORÇO CORRETO

O esforço correto é o energético desejo de evitar o mal que se criem em nós e nos outros. São estados deletérios que devemos nos livrar, caso apareçam, desenvolvendo e dando forças a estados mentais sadios e construtivos. É a constante vigilância.

7. CORRETA REFLEXÃO

Correta reflexão é estar diligentemente consciente, vigilante quanto as atividades da mente e as idéias, pensamentos, concepções mensais e demais fenômenos mentais. Seria o que os ocidentais chamam de meditação, como que um apaziguamento da alma. Se aquietar. A reflexão correta é conseguida por exercícios, como a consciência do ato de respirar, que leva a consciência do funcionamento do corpo, dos estados emocionais, das atividades da mente e do próprio pensamento elaborador de idéias. Com o exercício da constelação atingimos também a alma, até atingir a consciência da totalidade suprema.

Mas o que é a consciência da totalidade suprema?

Nascemos com a consciência pessoal e estamos sujeitos a consciência sistêmica. Quando constelamos voltamos à consciência pessoal (o processo da constelação familiar sistêmica leva até 2 anos para uma mudança completa). "Mas além da consciência pessoal que sentimos e da consciência sistêmica, que opera em nós imperceptivelmente, há uma terceira consciência, que nos guia rumo a totalidade suprema. Seguir essa terceira consciência exige grande esforço espiritual, pois ela nos afasta da obediência às crenças enraizadas e acumuladas até então, que são os ditames da nossa família, religião, cultura, identidade pessoal, etc. Exige, caso a amemos, que deixemos para trás tudo que conseguimos aprender para seguir a consciência da totalidade suprema. Essa consciência é inefável e misteriosa, e não se curva às leis das consciências pessoal e sistêmica, que conhecemos mais intimamente". Texto de Bert Hellinger em Simetria Oculta do Amor.

8. CORRETA INTROSPECÇÃO

A correta introspecção nos leva a intuições profundas sobre a verdade última, sobre o ser, o existir e o sofrer. No primeiro estágiio, diminuem os desejos; no segundo toda a atividade intelectual, com uma sensação de suma felicidade; no terceiro, termina esse mesmo sofrimento de felicidade, chegando-se ao que poderia ser descrito como disposição à eqüanimidade; no quarto, cessam todas as sensações de felicidade e infelicidade, de tristeza e alegria, restando apenas um estado semelhante a pura eqüanimidade e consciência. É a calma absoluta, condição que se chega à posição de VERDADEIRO LIDER, respeitado e amado por toda a famÍlia, funcionários, fornecedorres, clientes e todas as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa.

MUITO OBRIGADO

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário