segunda-feira, 20 de setembro de 2010

o nascimento das constelações organizacionais (histórico)

A primeira Constelação Organizacional foi realizada na Áustria em 1995.
Dois consultores de empresas convidaram Bert Hellinguer para fazer um trabalho numa empresa internacional.
Foi um trabalho muito interessante. Como Bert Hellinger estava muito interessado em Constelações Familiares, solicitou a Gunthard Weber (que havia sido seu colaborador em "A Simetria Oculta do Amor", que tornou Bert Hellinger mundialmente conhecido) que fizesse esse trabalho.
Como Gunthard Weber trabalhava com empresas começou a fazer algumas experiências que tiveram resultados muito bons. GUNTHARD WEBER, portanto, é considerado o criador das Constelações Organizacionais.
O trabalho de transferir a concepção de terapia familiar sistêmica para sistemas empresariais foi desenvolvida entre Klaus Grochowiak e seu discípulo Peter Klein durante seis anos e que gerou, em 2001 o livro Systemdymische Organisationsberatung, publicado no Brasil em 2007 pela Cultrix com o título de Constelações Organizacionais.
Nesse interin, em 1998 foi realizado o primeiro Congresso, onde estabeleceram as primeiras bases.
No princípio, os primeiros facilitadores eram terapeutas. Preocupavam-se mais com as dinâmicas sociais e psicológicas e em explicar o contexto empresarial desde uma óptica familiar.
Mas a partir de 2007, com a universalização das Constelações Familiares, feita por Bert Hellinger (em 2007 num Seminário em Brasília haviam 500 pessoas) as Constelações organizacionais passaram a ser feitas pelos consteladores formados pela "escola" Bert Hellinger e portadores da Consciência da Totalidade Suprema, ou seja, livres de seus emaranhados familiares. Isso nos ajuda a resistir às propostas de coalização e triangulagem dos Sistemas Organizacionais nas consultorias.
Muito Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário