segunda-feira, 27 de setembro de 2010

o que as constelações sistemicas trazem de novo? (seminário)

Dou prosseguimento ao pensamento de Jan Jacob Stam, um dos pioneiros em constelações organizacionais da "escola" Bert Hellinger e um dos meus mestres.
Alguns terapeutas sistêmicos costumam olhar de soslaio para outras tendências terapêuticas. O que é um equivoco. todas são importantes.
O século XIX foi o século de Freud e todos se seguiram a ele no século XX. Bert Hellinger surgiu no final do século XX e chegou ao Brasil já no nosso século. Freud vem em primeiro estando à frente de todos. Bert Hellinger está por volta do 87º entre os terapeutas que deixaram contribuições importantes. Ele referencia e agradece a todos, humildemente, o que lhe permite deixar a contribuição magnífica que está deixando com as constelações sistêmicas.
MAS O QUE AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS TRAZEM DE NOVO?
Em síntese é simples: a necessidade do pertencimento, o vínculo; a necessidade do equilíbrio entre o dar e o receber; a necessidade da ordem tanto no amor como nas organizações.
E COMO ELE FAZ ISSO E SEUS SEGUIDORES PROSSEGUEM?
Ele segue os designos da "alma", que ele mesmo explica em "A SIMETRIA OCULTA DO AMOR", seu best-seller em todo o mundo.
MAS COMO É ISSO?
até a descoberta das constelações sistêmicas, os processos terapêntucos, à procura da alma, trazem as questões do inconsciente para o consciente. Mas esses arquivos estão localizados no "córtex", a parte externa do cérebro. A medicina e a física, impulsionadas pelo Zen Budismo, descobriu, na segunda metade do século XX, que a clarividência pode ser conseguida acessando o "centro-céfalo", a parte interna do cérebro. Essa região é chamada de Sagrada pelo Zen Budismo e de CONSCIÊNCIA DA TOTALIDADE SUPREMA por Bert Hellingter e que ele, até então, chama de "alma".
MAS COMO É ISSO DO PONTO DE VISTA DAS CONSTELAÇÕES?
Até atingir a consciência da totalidade suprema quase todas as pessoas possuem duas consciências que se conflituam: a consciência pessoal e a consciência sistêmica, herdada de um antepassado recente. O tratamento sistêmico inicia quando se deflagra de quem é a consciência sistêmica e quem é essa antepassado (geralmente morto. Isso era, até então, uma carga a mais para o cliente e que, após trazer da alma para a consciência ele devolve o que não é seu e não precisa mais carregar.
MAS COMO ISSO É FEITO?
Trazendo da alma diretamente para a consciência é o passo mais importante. O restante do processo acontece naturalmente através do campo eletro-magnético, declarações simples, entrega.
MAS O QUE TEM A VER O ZEN BUDISMO COM ISSO?
O zen budismo está presente na obra de Jung, abre o primeiro seminário de Jacques Lacan... portanto no pós-freud está muito presente nos processos terapêuticos.
Os montes zen budistas que vivem nas cidades e tem suas profissões, se dedicam à cura da mente em clínicas onde tem profissionais psiquiatras, psicólogos, terapeutas corporais, acumpulturistas e, mais recentemente, também consteladores. mas aqui, nesse texto, é, finalmente a união do processo filosófico da espiritualidade com a matéria; ciência e física à serviço da cura.
EXPLICANDO: Seis séculos antes de Cristo, o Buda se iluminou. Durante esses séculos milhares de monges de várias linhagens e tradições, também se iluminaram através da meditação. Mas tudo era um mistério. Só na segunda metade do século XX é que a faculdade de medicina da universidade de Tókio realizou pesquisas com monges meditantes zen budistas e não meditantes e consegui encontrar uma boa explicação da iluminação: e descobriu que os monges, à caminho da iluminação, tem o centro-céfalo ativo, o que gera o nirvana. Daí o centro-céfalo ser considerado a área sagrada do cérebro.
MAS BERT HELLINGER SABE DISSO?
Até o momento não publicou a explicação e sempre escreve que não está preocupado com isso. Seu trabalho está ligado à prática e a fenomenologia e o seu foco é cuidar das pessoas através do desenvolvimento das Constelações Familiares. Ele costuma deixar outros assuntos para seus colaboradores, como fez em constelações organizacionais, deixando a cargo de Gunthard Weber. Pode ser que também isso deixe para seus seguidores. Do ponto de vista acadêmico essa é a minha tese. A reverência citada em seu livro "amor a segunda vista", que tem uma tradução primorosa de Lorena Richter, é a que se pratica há séculos no zen budismo, sem tirar nem por.
E QUAL O MÉRITO DAS CONSTELAÇÕES PARA A HUMANIDADE?
A clarividência agora está disponível para todos. Basta encontrar um constelador constelado por Bert Hellinger ou seus discípulos fiéis e iniciar o processo de constelação. Antes disso só os monges ordenados conseguiam a iluminação e não havia meios deles explicarem como conseguiram. É possível que não seja o nirvana, mas que a mente fica mais clara não há a menor dúvida. Pergunte a quem já constelou. Com a descoberta que está sendo deixada por Bert Hellinger e seus seguidores é possível chegar ao que não ousaríamos chamar de iluminação, mas uma clarividência que pode ser um caminho para o nirvana.
27 de setembro de 2010, texto original de ivan lima. todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário