sexta-feira, 24 de setembro de 2010

o que são as constelaçõe organizacionais (método)

O modelo das constelações organizacionais deriva da experiência do constelador em Constelação Familiar Sistêmica e da mesma maneira o objetivo é colocar o sistema na ordem. A diferença fundamental é que nas constelações familiares há uma ordem de precedência e cada um tem o seu lugar pelos laços sanguíneos e nas constelações organizacionais também há uma ordem, também há uma precedência mas as pessoas em seus cargos são substituídas ou então prosperam em suas funções, mudam de cargo, prosperam.
Da mesma maneira as constelações organizacionais podem ser realizadas em grupos de sensibilização ou em atendimento individual.
ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Presente: o líder da empresa ou a cliente que procurou a constelação.
Como é feito: um atendimento com hora para começar e sem hora para terminar.
A partir de poucas perguntas a imagem é colocada pelo cliente. A partir da colocação das pessoas que ocupam os cargos dentro da Organização o constelador, através da tentativa de erro e acerto, sempre consultando o cliente, vai explicando o que está acontecendo e reposicionando os cargos dentro de uma ordem e harmonia. Os erros e os acertos vão aparecendo, esclarecendo onde pode ser corrigido e que tipo de pessoa pode ser melhorada em seu cargo ou substituída.
EXEMPLO PRÁTICO
Constelando a líder de uma Joalheria importante no Rio de Janeiro que estava prosperando em pleno voo de crescimento foi detectado que era preciso uma funcionária a mais no quadro. Uma mulher também elegante que a representasse perante os vendedores e clientes. Essa mudança (acréscimo) deu autonomia a que ela cuidasse mais da criação, pois todo o restante do seu quadro, colocado na ordem, funcionava magnificamente. A única excessão era o funcionário que servia o cafezinho na área da direção (troca), ao qual ela dava pouca importância. Esse serviçal foi substituído e elevado a função de "assessor de comunicação interna", passou a gerar todas as informações que aconteciam no âmbito em que a líder atuava, melhorando as relações e tornando a organização mais clara e próspera. Em pouco tempo a sede da organização ocupou o dobro do espaço que ocupava.
ATENDIMENTO INDIVIDUAL A EMPRESA FAMILIAR
O caso de empresa familiar é particular pois nas organizações familiares o fundador cria a empresa pensando na família e quando há crise (sucessão, decadência ou outro motivo) a razão costuma ser familiar, antes de ser organizacional.
Nesses casos são feitas constelações familiares com o maior número de pessoas nas várias gerações após o fundador, de maneira a colocar na ordem e harmonia do amor, primeiro a família e em conseqüência a empresa.
Após estabelecer a ordem na família é mais simples realização a constelação organizacional.
Em alguns casos a ordem e a sucessão num empresa familiar acontece em conseqüência das constelações familiares, já que quando a família está em ordem e na harmonia, a organização prospera naturalmente.
ATENDIMENTO EM GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO
Nas constelações familiares o cliente e/ou o constelador coloca pessoas para representar cada membro da família e atribui lugares para eles, de acordo com a relação que existe entre eles. Assim que os representantes ocupam os lugares, sentem-se exatamente como as pessoas que eles estão representando, embora não as conheçam. Ao constelar obtemos uma clara imagem sobre o que está acontecendo no sistema familiar e costelamos, harmonizando e colocando em ordem o sistema, produzindo uma imagem nova, a que damos o nome de IMAGEM FOTOGRÁFICA DE SOLUÇÃO.
Quando usamos esse procedimento para uma organização, ele nos apresenta um esboço da empresa e a localização dos diversos membros, departamentos, clientes, fornecedores, produtos, serviços e demais elementos importantes uns em relação aos outros.
EXEMPLO
Numa constelação um diretor escolhe representantes para seus gerentes e para si mesmo e ele faz isso sem pensar, intuitivamente, deixando a sua alma agir. Imediatamente vemos (constelador e cliente) uma clara imagem de relação entre os gerentes e ele. O diretor então se surpreende ao perceber que alguns gerentes estão de costas para ele e se dirigem a algo que está fora da organização.
Isso pode significar que esses gerentes não estão satisfeitos como que acontece na empresa, se sentem inseguros, vêm autoritarismo do diretor, falta de suporte, etc. Se esses diretores são capacitados estão olhando para outra empresa, onde poderão exercer bem o seu trabalho.
Trazendo esses sentimentos para a consciência, as soluções acontecem naturalmente e na colocação da ordem e da harmonia para a imagem fotográfica da solução temos um caminho seguro de mudança.
Assim, juntos, constelador e cliente, procuram a solução através de passos a serem tomados e das ações que deverão se seguir para a Prosperidade da Organização.
DE QUE MANEIRA?
O constelador pode, por exemplo, fazer com que o diretor se vire para os gerentes, colocando-os de maneira a que eles posam ver o diretor (que é o líder). Pode ser também que alguns deles esteja em lugar errado, fora da ordem. Por exemplo: é comum um dos gerentes que entrou há pouco tempo na organização tentar assumir um primeiro lugar. Isso irrita aos outros pois ele desrespeita a ordem da procedência. Nesse caso cabe ao constelador colocar os gerentes de todos os departamentos em uma ordem que fará com que todos se sintam bem no lugar onde foram colocado e também sintam que estão no lugar certo. Todos, numa família ou numa organização tem o seu lugar na ordem. As constelações ajudam nisso para que tanto uma família como uma organização todos se sintam bem. Essa é a harmonia que cria felicidade nas famílias e prosperidade nas organizações.
"Uma constelação é um meio poderoso que revela o que está acontecendo em uma organização e apresenta a solução para o problema" Bert Hellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário